quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dona Inês FAZ 54 anos e COMEMORA com Festival de Cultura Popular; Veja programação do evento


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O jovem município paraibano Dona Inês situado no Curimataú Oriental,  completa no dia 17 de novembro, seu aniversário de Emancipação Política, data em que 54 anos atrás se tornou município independente após conseguir separação do vizinho município de Bananeiras.
Por que Dona Inês?
A história de Dona Inês começa para valer a partir de 1852, que é a inscrição mais antiga que se tem notícia, cravada na fachada da Igreja-Mãe, que foi o núcleo da vila que se tornou emancipada em 1959. Conta a história oficial que por volta de 1800, vaqueiros em busca de reses encontraram uma mulher branca de nome Inês, acompanhada de um negro, acampada ao pé do enorme lajedo onde existe até hoje um pequeno açude de nome Cajueiro. Essa mulher dita como fina e bonita nunca mais foi vista, mas a sua passagem não foi jamais esquecida, vindo a dar nome ao lugar.
Acompanhe como ocorreram os fatos da Emancipação:
Movimento da Emancipação: Movidos pela necessidade de crescimento do Distrito de Serra de Dona Inês, tanto na ampliação do comércio, como na formação educativa (escolar) da população e, levando em consideração o pouco caso com que Bananeiras assistia o Distrito, o Senhor José Tomaz de Aquino (Zé Cardoso), e os Vereadores Manoel Leonel da Costa (Leonel Paulino) e Luiz Pedro da Costa ( Lulinha), intermediados pelo Vereador Bananeirense, Senhor Elói Farias, juntaram-se aos Vereadores representantes do Distrito de Borborema, propuseram e conseguiram aprovar na Câmara de Bananeiras a Resolução Nº 36, de 17 de abril de 1959 (“concede desmembramento ao Distrito de Dona Inês”). Contando com o empenho do então Deputado Estadual Humberto Coutinho de Lucena, foi encaminhado a apreciação da Assembléia Legislativa o Projeto de Lei Nº 231/58 que criava o Município de Dona Inês/PB, composto por dez (10) Artigos. o referido Projeto de Lei recebeu duas (02) emendas, apresentadas pelo também Deputado Estadual Clovis Bezerra Cavalcanti: uma diminuía os limites territoriais do futuro Município e a outra suprimia a Comarca. Assim, em 19 de junho de 1959, o então Governador, Senhor Pedro Moreno Gondim, homologou a Lei Nº 2.141 (publicada no Diário Oficial do Estado em: 21 de junho de 1959), dando ao Distrito de Serra de Dona Inês, sua autonomia político-administrativa. No entanto, sua instalação oficial só ocorreu no dia 17 de novembro de 1959 (Emancipação Política). A partir de então, desapareceu o início do topônimo (Serra) ficando denominado apenas de Dona Inês (homenagem a primeira pessoa encontrada na Região).
Hoje, Dona Inês é governada pelo Prefeito Antonio Justino de Araújo Neto (PSB), em seu terceiro mandato e vem alcançando um bom nível de desenvolvimento na Educação e Cultura, na Saúde, na Infraestrutura e Meio Ambiente,  na Assistência Social e Habitação, no Esporte, que garantem pleno acesso da população aos serviços públicos.
O município tem 10.500 habitantes distribuídos na cidade (7.500 hab.) e o restante nas 63 comunidades rurais, que somam 166,140 km² (dados do IBGE/2010). Tem sua altitude máxima a 522 metros na Reserva Florestal Mata do Seró e um clima Tropical de altitude, com altas temperaturas durante o dia e clima ameno, ventilado, à noite. As temperaturas mínimas são anotadas no período de inverno, nos meses de julho quando cai a 13 graus centígrados no topo da Serra.
Dona Inês faz limites com Bananeiras, Riachão, Araruna e Tacima. Distante 160 km da Capital do Estado, o melhor trajeto é a BR 230 até Café do Vento, PB 041 até Sapé, PB 055 até Guarabira, PB 099 até Bilinguim/Tacima e PB 103 até Dona Inês.
Dona Inês é um lugar com muitas belezas naturais: Riacho do Letreiro, Cachoeira do Letreiro, Cachoeira do Barrocão, Cachoeira do Seró, Pedra Lavrada (prática de Rapel), Pedra do Bico, Cruz da Menina, Tanques do Lajedo Preto, a Reserva Florestal Mata do Seró. E muitas construções: Hospital, Estádio Municipal, Ginásio Poliesportivo, 3 creches, 2 colégios, 01 pousada com parque aquático. A cidade tem 3 praças, é 95% pavimentada e está em amplo crescimento. A religião predominante é a católica. No município existem 20 equipes de futebol de campo. A cidade é coberta pela operadora de celular Vivo.
O aniversário municipal é comemorado dentro do Festival de Cultura Popular (em sua 5ª. Edição), que engloba todas as vertentes culturais da população local com apresentações folclóricas realizadas por alunos da rede municipal, com o intuito de resgatar, praticar, promover, preservar a cultura local, principalmente as artes dos violeiros, do pastoril, do boi de reis, do xaxado, das danças de roda, do joão redondo, que campeiam pela Serra desde os idos dos 800. Os artistas locais também se apresentam em praça pública durante os festejos.
Uma extensa programação foi elaborada para dar corpo e alma ao Festival de Cultura envolvendo os artistas da terra, o povo em geral e os órgãos administrativos em particular. Escolas envolvidas dão uma dimensão importante e levam as famílias a participarem com maior motivação.
PROGRAMAÇÃO DO V FESTIVAL DE CULTURA POPULAR
EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

Dia 10/11/2013 (Domingo)

Horário: 13 horas
Abertura do Campeonato Municipal – Torneio Início

Dia: 15/11/2013 (Sexta-Feira)

Horário: 7:00 às 17:00 h.
II Amostra Cultural - Tema: Dona Inês é cultura.
- 6º. Anos – Belezas da Nossa Terra
- 7º. Anos - Diversidade Religiosa Influenciando a Cultura 
de Nossa Terra
- 8º. Anos - Grupo da Cultura
- 9º. Anos - História Política de Dona Inês/Pb
- EJA: Economia do Município

15:00 h – Sessão Solene da Câmara de Vereadores

Horário: 19:00 h
VIII Noite Cultural - vasta programação

Dia 16/11/2013 – Sábado

8:00 h: Banda de pífano fazer uma apresentação na feira livre 
8:00 h: Apresentação de Violeiros – na feira. 
9:00 h: Feira: apresentação da frota municipal
11:00 h: Programa Dona Inês é Notícia – Especial de Aniversário
19:00 h – Palco Principal:
• Grupo Raízes Nordestinas (xaxado e baião);
• Grupo Afro - Pérola Negra
• Apresentação do Pastoril do Lucena, Dona Inês/PB.

22:00 - Atração Musical: Trio Paraibano - Os Tops – Claudiano e Geração é Massa

Dia 17/11/2013 - (Domingo)

6:00 h – Alvorada – banda marcial
7:00 h - hasteamento Bandeiras
7:30 h - 1ª. Mini Maratona da Rede Municipal de Educação
9:00 h – Missa Especial de Ação de Graças
15:00 h - Encontro de Bandas Marciais
16:00 h – Inauguração da Creche – Entrega de Casas Populares – Entrega de Cisternas
21:00 h – Show Pirotécnico 
22:00 h – Palco Principal:
Shows musicais: Neco Lobão e Banda / Forró Zueira / Alcimar Monteiro.
Você, cidadão donainesense, você, amigo de Dona Inês que por cá já passou, trabalhou, viveu, todos estão convidados para festejar conosco mais esse grande momento municipal. Divulguem com os seus contatos e vamos subir a Serra.
Realização: Prefeitura Municipal de Dona Inês.
Contato: 83 3377-1058
Mais informações pelo site www.pmdonaines.pb.gov.br e no facebook Prefeitura de Dona Inês.
 
 
Da redação com Geraldo Guilherme (Assessoria de Comunicação)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.