sábado, 11 de janeiro de 2014

Procon da Paraíba bate recorde de atendimentos no ano de 2013



O Procon Estadual registrou 15.975 atendimentos em todo o estado
O Procon Estadual registrou 15.975 atendimentos em todo o estado de janeiro a dezembro de 2013. O número representa um crescimento de 25,57% em comparação com o mesmo período de 2012. Mais do que isso: é o melhor resultado da história do órgão.

Assim como ocorreu em 2012, os assuntos financeiros foram os que mais demandaram denúncias dos consumidores, registrando problemas relacionados a cartões de crédito e instituições bancárias, por exemplo. No ano passado foram 5.253 atendimentos relacionados a esta área, sendo que, deste total, 3.127 se transformaram em reclamações para realização de uma audiência de conciliação ou de uma fiscalização posterior. Em segundo lugar entre as demandas de atendimentos estão os serviços essenciais, com um total de 4.790 registros, dos quais 1.484 foram convertidos em reclamações. 

Outro dado que merece destaque é que o Procon-PB alcançou o índice de 40,5% de resolutividade somente no atendimento preliminar, o que significa dizer que já na primeira ida ao Procon, os consumidores tiveram os problemas resolvidos, sem a necessidade de esperar por uma audiência de conciliação ou fiscalização, por exemplo. Quando somado ao resultado das audiências realizadas com acordo entre consumidores e fornecedores (3.616), o índice de problemas resolvidos chega a 63,1% do total de atendimentos de 2013, índice que ainda pode ser elevado, levando em consideração que ainda existem audiências agendadas sobre demandas registradas no ano passado. 

O secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, acredita que os números revelam um esforço concentrado para ampliar e melhorar o atendimento aos consumidores paraibanos. “Nossa preocupação é resolver o mais rápido possível os problemas trazidos pelos consumidores. Quando a solução é satisfatória para o consumidor já neste atendimento, não há necessidade de realização de uma audiência, o que faria com que o consumidor precisasse esperar em média 20 dias, isto significa economia de tempo e problemas resolvidos mais rapidamente”, ressaltou Marcos Santos.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.