quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Salão de Artesanato da PB será é aberto hoje em João Pessoa


CULTURA


O 17º Salão de Artesanato da Paraíba, realizado pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba, começa nesta quarta-feira (19), no Jangada Clube, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa, a partir das 15h. O evento vai oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer um pouco da história e cultura da Paraíba, compreendendo o significado da peça que está adquirindo. Além dos brinquedos populares, serão expostos trabalhos em cerâmica, madeira, tecelagens, fios, fibras, entre outras tipologias em uma área de 3.200 m².

O Salão reunirá mais de 700 artesãos representando 4.750 associações, cooperativas, grupos de produção, indústrias e iniciativas individuais, oriundas de 126 municípios da Paraíba. O arquiteto Gustavo Vaz é o responsável pelo projeto da edição deste ano, que traz o tema “O Imaginário Infantil”.

“Procuramos fazer com que o primeiro contato dos visitantes com a feira seja a tipologia escolhida como tema do Salão. Por isso, escolhemos começar pelos brinquedos. Logo na entrada, um túnel conta a história de alguns bonecos, que são personagens criados pelos artesãos. Também foi construída uma casa de bonecas, onde os visitantes podem entrar e brincar”, detalhou o arquiteto, ao comentar os preparativos do evento.

Gustavo Vaz afirma que o mobiliário dos estandes foi confeccionado de forma sustentável, todo reutilizado de paletes. Uma árvore de Natal interativa e um mural com uma linha do tempo, relembrando a história do Salão de Artesanato, são outros atrativos para o público. Além disso, no Museu do Brinquedo, as crianças poderão conhecer brinquedos antigos, como pião e carrinhos de rolimã. O salão contará ainda com uma praça de alimentação com comidas típicas. Carolina Gomes também assina o projeto arquitetônico.

“Essa é uma ótima opção para quem quer comprar um produto original ou para lojistas, decoradores e arquitetos que buscam peças exclusivas para seus clientes”, enfatizou a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa.

‘Brasil Original’ – Um estande do Sebrae apresentará produtos do projeto nacional “Expoarte – Brasil Original”, que será lançado no Salão de Artesanato. As peças expostas fazem parte do projeto que levará o artesanato brasileiro para a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Copa das Confederações, eventos que serão realizados no País a partir do próximo ano. O Sebrae, que é parceiro do Programa de Artesanato da Paraíba, selecionou 15 dos 150 produtos artesanais que serão apresentados em diversas cidades brasileiras durante esses eventos para uma prévia do projeto no Salão.


Secom-PB

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fernando Lúcio: E-mail: donainesonline@hotmail.com. Tecnologia do Blogger.